história
Sede SNBA
História
Origem da história associativa
A Ordem dos Arquitectos é a fiel depositária da longa história associativa dos arquitectos em Portugal.
A primeira referência a uma agremiação portuguesa envolvendo arquitectos remonta a 1602, com a criação da Irmandade de São Lucas, associação religiosa de arquitectos e outras profissões artísticas.

Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses
Em 1863 é formalizada a primeira associação de arquitectos, a Associação dos Arquitectos Civis Portugueses, por iniciativa do arquitecto da casa real, Joaquim Possidónio da Silva, logo designada por Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses.

Sociedade dos Arquitectos Portugueses
Com o início do século XX, a crescente consciencialização profissional origina, em 1902, a Sociedade dos Arquitectos Portugueses, que acompanharia o fim da monarquia e, sobretudo, a primeira república. É nesta altura que é criada a primeira delegação no norte, com sede no Porto. Adães Bermudes ou Miguel Ventura Terra são nomes que, entre outros, marcam este período associativo.

Sindicato Nacional dos Arquitectos
Com o Estado Novo, o Sindicato Nacional dos Arquitectos substitui, em 1933, a anterior sociedade. Durante este período realizar-se-á o 1º Congresso Nacional de Arquitectura em 1948, cujas teses questionam a tutela do Estado Novo e originam outra forma de pensar a profissão de arquitecto e a própria arquitectura. Porfírio Pardal Monteiro e Francisco Keil do Amaral marcam profundamente este período associativo, respectivamente antes e depois do Congresso de 48.

Associação dos Arquitectos Portugueses
Após o 25 de Abril de 1974, o sindicato transforma-se na Associação dos Arquitectos Portugueses em 1978, aprofundando a matriz ética, cívica e crítica do Congresso de 48 que, de algum modo, antecipou a afirmação da democracia em Portugal.
Dez anos depois, em 1988, a AAP transforma-se em associação pública, de acordo com a deliberação do 4º Congresso de 1986 realizado na cidade do Porto, assumindo a representação exclusiva dos arquitectos em Portugal.

Ordem dos Arquitectos
Em 1998, os membros da AAP homologam o novo projecto associativo que dá origem à criação Ordem dos Arquitectos, com a publicação do respectivo Estatuto em anexo ao Decreto-Lei nº176/98, de 3 de Julho, passando a OA não só a representar todos os arquitectos como, também, a regular o respectivo exercício profissional. A este novo papel associativo não será estranho a crescente afirmação e implantação dos arquitectos na sociedade portuguesa, assim como a nova realidade portuguesa decorrente da integração europeia.

Conheça a história da OA
Mais informações sobre a história da Ordem dos Arquitectos poderão ser obtidas no livro Arquitectos Portugueses: 90 anos de vida associativa 1863-1959, da autoria de Ana Isabel de Melo Ribeiro e editado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, bem como nos acervos das Bibliotecas da Ordem dos Arquitectos.
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
BAU