sede nacional
Banhos de São Paulo
Sede Nacional
Localização
O edifício da sede nacional da Ordem dos Arquitectos está localizado na Travessa do Carvalho, junto ao Largo de São Paulo, no centro histórico de Lisboa.
Esta área da cidade, após o terramoto de 1755, foi objecto de profunda reforma urbana por iniciativa dos irmãos de Sebastião José de Carvalho e Melo, primeiro Marquês de Pombal e responsável político pela reconstrução de Lisboa. Aliás, a Travessa do Carvalho evoca o respectivo nome de família.

Banhos de São Paulo
As instalações da OA ocupam o antigo edifício dos Banhos de São Paulo, classificado como imóvel de interesse público. Construído entre 1850 e 1868, estava originalmente destinado a diversos tratamentos com águas termais.
Os Banhos de São Paulo são um sóbrio edifício neo-clássico cuja vocação urbana e colectiva está indiciada no pórtico de entrada saliente, com pequena colunata. Como em casos análogos, manifestava a contradição entre arte e técnica tão própria à segunda metade do século XIX, nomeadamente entre a disposição e expressão material de fachada e plantas, e o carácter utilitário do seu programa termal, muito evidente nas estruturas de ferro e vidro que outrora delimitavam o pátio central e a respectiva clarabóia ornamentada.

Autor dos banhos de São Paulo
O autor do edifício, o arquitecto francês Pierre-Joseph Pezerat, diplomou-se em 1825 pela École Polytechnique de Paris e logo partiu para o Brasil onde permaneceu até 1831 como arquitecto do imperador D. Pedro II. Veio para Portugal em 1840, contratado pela Câmara Municipal de Lisboa, desenvolvendo diversos projectos de arquitectura e engenharia. Leccionou, também, na Escola Politécnica (mais tarde Faculdade de Ciências), onde foi responsável pelas respectivas obras.
Para além dos Banhos de São Paulo, foi autor do antigo Matadouro Municipal, do aqueduto sobre a ribeira de Carenque e de projectos de saneamento básico para a capital. Entre projectos não-construídos, destaca-se o estudo para a reconstrução dos Paços do Concelho lisboetas, após o incêndio de 1864. Pezerat faleceu em Lisboa em 1872.

Autores da sede da OA
Os Banhos de São Paulo foram objecto de concurso público em 1991, ganho pelos arquitectos Manuel Graça Dias e Egas José Vieira. O seu interior foi então profundamente remodelado até 1994 para acolher os diversos serviços da OA. Manteve, porém, muita da autenticidade matricial, nomeadamente no novo pátio central gerador da restante espacialidade, bem como alguns dos componentes originais, como é o caso da chaminé das antigas caldeiras de aquecimento das águas termais.

Visite a sede da OA
As áreas públicas do edifício são visitáveis entre as 10h e as 19h de todos os dias úteis.
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
BAU