CIALP
-
CIALP . Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa
O CIALP/ Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa foi criado no 1º Encontro de Arquitectos de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em 1990. Em 1991, foi formalizado com a aprovação dos respectivos estatutos pelos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Seguiu-se, em 1993, a admissão de Macau (que se manteve após a saída da administração portuguesa) e, em 1999, de Timor-Leste.

O CIALP congrega mais de 100 000 arquitectos, representados pelas respectivas Ordens e Associações Profissionais, para um universo populacional superior a 200 milhões de pessoas.

No âmbito do seu quadro de missão, o CIALP incentiva a solidariedade e o intercâmbio cultural e profissional entre as associações profissionais de arquitectos dos diversos Países da Lusofonia, e é dirigido por uma Junta Directiva eleita em Assembleia dos Delegados (dois por País, mandatados pela associação profissional respectiva). A actual Junta Directiva é presidida pelo Arqº António Gameiro (Bastonário da Ordem dos Arquitectos de Angola).

O CIALP promove Encontros periódicos, tendo sido realizados em Lisboa (Portugal, 1991), Cidade da Praia (Cabo Verde, 1993), Lisboa (Portugal, 1994), Salvador (Brasil, 1995), Bissau (Guiné-Bissau, 2006), Luanda (Angola, 1998), Macau (1999), Maputo (Moçambique, 2001), Rio de Janeiro (Brasil, 2003), Matosinhos (Portugal, 2007) e São Paulo (Brasil, 2009).

Por iniciativa da OA, aprovada pelos delegados presentes em São Paulo, o CIALP encontra-se agora em processo de mudança, tendo em vista a respectiva institucionalização formal com a constituição de uma Associação de Direito Privado constituída em Portugal.

Para saber mais sobre o CIALP clique aqui
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
GYPTEC