IAP20
-
-
-
IAP20 . Inquérito à Arquitectura do século XX em Portugal com novo website
07.12.2011
Desde o passado dia 29 de Novembro, está online o novo website do IAP20.

O novo website substitui a plataforma anterior após a constatação, em 2008, da respectiva inoperacionalidade e do risco de perda da totalidade dos dados por falência do servidor. Em consequência, desencadeou-se a sua total reformulação, procurando salvaguardar acervo, ampliar as possibilidades de consulta dos dados recolhidos, dotá-lo de ferramentas mais adequadas à investigação e melhorar o respectivo webdesign.

Recorda-se que o IAP20 foi implementado entre 2004 e 2006, com o objectivo de proceder ao levantamento do património arquitectónico construído em Portugal durante o século XX. Resultou de uma iniciativa da Ordem dos Arquitectos em parceria com a Fundació Mies van der Rohe e o Instituto das Artes, tendo sido co-financiada pelo Interreg III - SUDOE.

A Ordem dos Arquitectos procurou e procura, assim, dar a conhecer a arquitectura portuguesa novecentista com a finalidade de, por um lado, ajudar a traçar estratégias de salvaguarda desse património mais recente e, por outro, conduzir ao aprofundamento do significado da nossa cultura arquitectónica actual.

O amplo trabalho de campo efectuado à escala nacional resultou na criação de uma base de dados digital, de novo disponível para consulta online.

O IAP20 é um projecto permanentemente em aberto, no sentido em que se pretende, a cada momento, melhorar a quantidade e qualidade da informação disponível sobre o acervo constituído.


O website IAP20 encontra-se disponível ao público em www.iap20.pt.
Subscrever E-Newsletter



 

BA

JA

mais

 

Encontre um Arquitecto
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX CONHECER 1(-)1 13 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA
CUPÃO UNIVERSAL