26 de Maio de 2010
newsletter arquitectos #01
Ordem dos Arquitectos
Newsletter Arquitectos
A newsletter arquitectos

Com o primeiro número da nova newsletter da Ordem dos Arquitectos, da responsabilidade do Conselho Directivo Nacional, cumpre-se mais um passo na reestruturação dos suportes nacionais de divulgação e informação da OA, após a implementação da nova imagem corporativa, a reorganização do website nacional, a reestruturação editorial e gráfica do JA, o novo website do Habitar Portugal e o envolvimento pioneiro da OA nas redes sociais, através do Facebook. Para breve concluir-se-á a reestruturação do Boletim Arquitectos.

Com esta nova newsletter, ainda em fase de experimentação e aferição, pretende-se crescente aproximação dos arquitectos à sua Ordem e vice-versa, tendo em vista maior e melhor acesso à informação e divulgação das actividades e acções da OA.

Uma vez mais estamos abertos às sugestões de todos.

João Belo Rodeia
Presidente




Ciclo de Conferências
Convite a jovens arquitectos premiados internacionalmente

A Ordem dos Arquitectos convida jovens arquitectos a participar num ciclo de conferências de apresentação de trabalhos premiados a ter lugar nos dias 1 e 2 de Julho próximo.
Comissariado por Cristina Veríssimo, o ciclo pretende promover e divulgar a mais jovem arquitectura portuguesa que crescentemente tem vindo a ser distinguida em concursos e prémios de carácter internacional.
Inscrições até 31 de Maio, indicando nome, nº de membro, data de nascimento, nome do Prémio, data da atribuição do Prémio, num
e-mail endereçado a dp@ordemdosarquitectos.pt

[mais informações...]

.Overlappings. Seis Estúdios de Arquitectura Portugueses

Esta exposição foca o trabalho de seis ateliers da nova geração de arquitectos portugueses: Aires Mateus, Bak Gordon, Bugio.João Favila, Inês Lobo, Paulo David, Ricardo Carvalho+Joana Vilhena.
Patente no Colégio de Arquitectos de Barcelona, de quinta-feira 27 de Maio até sábado 12 de Junho, enquadra-se na programação da semana cultural "Portugal Convida 2010" e foi co-organizada e
co-financiada pelo Colégio de Arquitectos da Catalunha, e conta com o apoio institucional da OA.
No dia da abertura haverá uma mesa redonda na presença dos arquitectos portugueses e uma conferência inaugural.
A exposição é formada por maquetes e desenhos e explora os temas da localização, território, permanência e significado cultural transportados para projectos de escolas, centros de arte, uma biblioteca e um hotel.

[mais informações...]

.Seminário Leitura do Encontro de Arquitectos de 1969
Uma etapa de um percurso
27 de Maio

Centro de Estudos Sociais
Coimbra
Núcleo de Arquitectura e Urbanismo e Núcleo de Estudos Culturais Comparados
Apoio: Ordem dos Arquitectos

Os núcleos de Arquitectura e Urbanismo e de Estudos Culturais Comparados do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra estão a organizar o Seminário Leitura do Encontro de Arquitectos de 1969: "Uma etapa de um percurso", coordenado por José António Bandeirinha com o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos e do Departamento de Arquitectura da FCTUC. A Arquitecta Ana Tostões representa a Ordem dos Arquitectos.

[mais informações...]

Manuel Correia Fernandes. Última Aula. Viagem
27 de Maio

17h30
Auditório Fernando Távora
FAUP
O Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto convida V.Ex.ª para a Última Aula do Prof. Manuel Correia Fernandes, que terá lugar no dia 27 de Maio de 2010, às 17h30, no Auditório Fernando Távora, FAUP.

[mais informações...]




.

.

.

.

Comemoração do centenário do nascimento de Keil do Amaral

No passado dia 28 de Abril, a Ordem dos Arquitectos comemorou o Centenário do Nascimento do Arquitecto Keil do Amaral, com a presença da família e alguns amigos. Aproveitou-se a ocasião para lançar o fac-símile do livro A Moderna Arquitectura Holandesa, edição da Ordem dos Arquitectos com a Editora Argumentum. Esta iniciativa contou com o apoio dos Patrocinadores Platina 2010 da Ordem dos Arquitectos.

A cerimónia contou com uma intervenção do Presidente da OA, o Arquitecto João Belo Rodeia que abaixo se transcreve:

Em nome da Ordem dos Arquitectos gostaria de dar as todos as boas-vindas e agradecer a vossa presença.
As minhas palavras serão muito breves.
Passam hoje precisamente 100 anos sobre o nascimento do Arqº Francisco Keil do Amaral, arquitecto e personalidade ímpar da arquitectura portuguesa da segunda metade do século XX, indissociável da "necessidade de ser moderno", "amando a arquitectura e procurando servi-la e os fins a que ela serve em vez dela se servir", e "ajudando a antecipar e a construir o bem-estar e a felicidade do homem-comum".
A acção de Keil do Amaral marcou profundamente o seu tempo, designadamente através de vasta obra pública para a sua Lisboa. Mas marcou igualmente uma forma de pensar a arquitectura e a cidade, bem expressa nos seus inúmeros escritos, fruto da sua cultura ímpar no panorama nacional, das suas viagens e alma de viajante, e da sua permanente curiosidade e inquietude diante do mundo. Como marcou sucessivas gerações de arquitectos que com ele se identificaram, ansiosos por uma liberdade no fazer e por um fazer social que escasseava entre nós e que, após o Congresso Nacional de Arquitectura de 1948, se tornou uma referência central das sucessivas associações profissionais de arquitectos.
Culto, dialogante, discreto e sereno são atributos reconhecidos em Francisco Keil do Amaral. Um homem empenhado em causas públicas e na necessidade de mudança da realidade política da ditadura. Um homem empenhado na construção da liberdade e, por isso, capaz dos direitos e deveres inerentes, desde logo exigindo melhores condições para o exercício da profissão de arquitectos e, em simultâneo, sabendo como poucos respeitar a indispensável civilidade entre os seus pares.
Certos do valor da nossa memória colectiva, é esta exemplaridade que hoje também recordamos, ainda mais fundamental num tempo de crescente afirmação da nossa profissão em Portugal, de crescente responsabilidade dos 18 000 arquitectos portugueses, e de efectiva celebração de direitos que é inseparável dos deveres inerentes.
Por isso, este conjunto de conferências e o lançamento do fac-símile de A Moderna Arquitectura Holandesa,
co-editado pela OA e pela editora Argumentum, à qual agradeço a parceria. Como agradeço, em nome da Ordem dos Arquitectos e uma vez mais, a todos quantos tornaram possível esta iniciativa.
Muito Obrigado.

João Belo Rodeia
Presidente da Ordem dos Arquitectos


Para subscrever a newsletter arquitectos entre em arquitectos.pt
A Ordem dos Arquitectos respeita a sua privacidade conferindo-lhe o direito, caso pretenda, de remover o seu email da nossa mailling list.
Para tal, envie um email para dp@ordemdosarquitectos.pt com a seguinte mensagem: unsubscribe newsletter.

Para informações sobre a newsletter arquitectos contactar 213241110 ou dp@ordemdosarquitectos.pt

Patrocinadores Platina 2010