Não consegue visualizar este email? Veja no seu browser
e-newsletter mais n.º 137 | 11-11-2017 | Ano VII Ordem dos Arquitectos

Destaque  

Comunicado do Tesoureiro do Conselho Directivo Nacional da OA
Estimados Colegas,

A proposta de Orçamento de Estado apresentada pelo Governo à Assembleia da República no passado dia 13 de Outubro, que contempla uma alteração relevante sobre tributação dos profissionais liberais, tem merecido por parte do CDN um acompanhamento muito atento. 

Esta alteração é uma matéria de enorme sensibilidade, que afecta muitos e muitos Arquitectos e que a Ordem tem acompanhado de perto com enorme preocupação. 

Trata-se de uma alteração profunda ao regime de tributação dos profissionais liberais sem contabilidade organizada (vulgo regime simplificado), de acordo com os dados até agora conhecidos, e que pode prejudicar fortemente uma grande parte da classe, e muito em particular os jovens profissionais, uma vez que grosso modo deixa de existir a dedução automática de 25% sobre a totalidade do rendimento declarado nesta categoria. 

Esta dedução automática passa a assumir um valor igual ao dos trabalhadores por conta de outrem, o que na prática se pode traduzir num agravamento da sua matéria colectável. 

Esta alteração conduz à necessidade dos profissionais liberais terem especial atenção e justificarem por documento comprovativo todas as despesas efectuadas no normal desenrolar da sua actividade profissional, situação que até aqui não se verificava. 

A Ordem dos Arquitectos discorda desta proposta de alteração, e em particular o secretismo em que parece envolta, uma vez que afecta sem quaisquer dúvidas uma quantidade muito significativa de profissionais, e que deveria estar a ser divulgada de forma clara e objectiva por parte do Governo, uma vez que altera de forma expressiva o que se encontra em vigor. 

Pelo Conselho Directivo Nacional
César Lima Costa, Tesoureiro


Notícias [+] Notícias

Mês da Arquitectura
Outubro 2017
Durante todo o mês de Outubro, um pouco por todo o país, multiplicaram-se os eventos em torno da arquitectura. Conheça aqui o discurso do Presidente do Conselho Directivo Nacional da OA durante a Sessão Solene de Encerramento da programação das comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2017.
mais
---

Perspectivas e Desafios 2020/2030
Debate Mensal TSF
O Presidente José Manuel Pedreirinho, e os arquitectos João Castro Ferreira, Luís Vilhena e Manuel Graça Dias, conversaram sobre as Perspectivas e Desafios da Arquitectura num futuro próximo. 'Perspectivas e Desafios 2020/2030' foi o tema do primeiro debate mensal do programa de rádio Exercício de Arquitectura, programa lançado durante o mês da arquitectura.
mais
---

Divulgação da Arquitectura
Portuguesa
Chamada para candidaturas | até 20 de Novembro
---
mais
Tomada de Posse
Colégios da Ordem dos Arquitectos
Sede da OA, Lisboa | 10 de Novembro
---
mais

Architects on Business
na Concreta
Inscrições abertas
Porto | 23 a 26 de Novembro
mais
Terça Técnica
Vekatec
Normativa & Inovação
Lisboa | 28 de Novembro
mais
ARCHIWOOD
Accoya
Madeiras modificadas
Lisboa | 29 de Novembro
mais


MEMBROS
Inscritos: 24.743
WEBSITE
Visitantes/mês: 47.433
FACEBOOK
Seguidores: 25.995
[mais]
Subscritores: 24.813

SIGA-NOS NO FACEBOOK

[mais] é uma publicação digital bimensal que a Ordem dos Arquitectos (Conselho Directivo Nacional) envia às quartas-feiras, com uma selecção de informação/iniciativas por si promovidos bem como por outras entidades. A nossa equipa editorial selecciona para si as iniciativas e eventos que - esperamos - melhor servirão aos arquitectos, ajudando-os a estar sempre informados e atentos. Da abertura ao fecho da [mais] temos rubricas que o ajudarão a estar sempre a par do que se passa a nível de arquitectura e suas áreas-fronteira: +destaques, +notícias, +concursos/prémios, +oportunidades.

A informação da [mais] encontra-se alojada no nosso Website

A [mais] abre-se a contributos externos. Para contactos com a equipa editorial: AQUI
Para contactos de marketing e publicidade: AQUI

Copyright © 2017 Ordem dos Arquitectos. Todos os direitos reservados. Desejo sair da lista de contactos