Não consegue visualizar este email? Veja no seu browser
e-newsletter mais n.º 148 | 10-5-2018 | Ano VII Ordem dos Arquitectos

Destaque  

Assembleia da República aprova Decreto n.º 196/XIII

A reapreciação do Decreto n.º 196/XIII, com a proposta de alteração à Lei n.º 31/2009 que foi hoje, dia 4, aprovada na Assembleia da República na sequência do veto do Sr. Presidente da República à anterior versão é, quanto a nós, mais uma vez um texto profundamente desadequado ao contexto que se vive em Portugal.

Assim, se por um lado clarifica alguns aspectos de pormenor delimitando melhor a actividade dos diplomados em engenharia que podem continuar a assinar projectos de arquitectura, mantém, por outro lado, uma extrema confusão quanto à forma como se propõe enquadrar esses profissionais, mantendo, por exemplo, situações de profunda injustiça face aos outros diplomados que optaram por tirar o curso de arquitectura, e não corrigindo a extemporânea e absurda possibilidade dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia terem acesso a situações privilegiadas na direção de obras, num retorno às piores memórias de uma prática de construção civil que tão graves danos provocou no nosso território.

Por último, mas o mais importante, a redação que agora se apresenta não responde a nenhuma das razões que levaram o Presidente da República a vetar o anterior diploma e nomeadamente o facto de não se ter verificado nenhuma alteração da situação que justifique a alteração de uma lei negociada entre as duas Ordens, dos Engenheiros e dos Arquitectos, há menos de 10 anos, por fim o facto de a redação agora proposta nos remeter de facto para uma situação legal e cultural anterior à vivida antes do 25 de Abril.

Por todas estas razões, a Ordem dos Arquitectos considera que o texto hoje votado representa um péssimo serviço para a qualidade de vida que gostaríamos fosse o objectivo principal das decisões tomadas na Assembleia da República.

José Manuel Pedreirinho
Presidente do Conselho Directivo Nacional
4 de Maio 2018

Notícias  

Programa já disponível

3ª Conferência internacional SCIE - Projecto baseado no desempenho
Lisboa | 8 de Junho

Architects on Business na Tektónica
Lisboa | 16 a 19 de Maio


MEMBROS
Inscritos: 23.605
WEBSITE
Visitantes/mês: 48.726
FACEBOOK
Seguidores: 27.768
[mais]
Subscritores: 27.063

Exercício de Arquitectura
SIGA-NOS NO FACEBOOK
 

[mais] é uma publicação digital bimensal que a Ordem dos Arquitectos (Conselho Directivo Nacional) envia às quartas-feiras, com uma selecção de informação/iniciativas por si promovidos bem como por outras entidades. A nossa equipa editorial selecciona para si as iniciativas e eventos que - esperamos - melhor servirão aos arquitectos, ajudando-os a estar sempre informados e atentos. Da abertura ao fecho da [mais] temos rubricas que o ajudarão a estar sempre a par do que se passa a nível de arquitectura e suas áreas-fronteira: +destaques, +notícias, +concursos/prémios, +oportunidades.

A informação da [mais] encontra-se alojada no nosso Website

A [mais] abre-se a contributos externos. Para contactos com a equipa editorial: AQUI
Para contactos de marketing e publicidade: AQUI

Copyright © 2018 Ordem dos Arquitectos. Todos os direitos reservados. Desejo sair da lista de contactos