secção regional norte
Comemorações do Dia Mundial da Arquitetura
01.10.2021
10ª edição ARQ OUT - Mês da Arquitetura 2021
Luis Damião - Arquivos
Open Studio

17 Setembro - 15 Outubro 2021. Segunda a Sexta, 10-18h por marcação.
INSTITUTO (Rua dos Clérigos 44, Porto)

O 'open studio' de Luis Damião integra-se na linha de programação que o INSTITUTO tem vindo a trazer à cidade do Porto, com artistas, arquitetos, curadores e investigadores estabelecidos entre Portugal e Angola. A residência dá continuidade ao trabalho do artista, explorando técnicas de manipulação e impressão de imagem. Tem como objeto de estudo a fusão entre o espaço urbano do Porto e o vasto espólio fotográfico do seu pai, o fotojornalista Paulino Damião (conhecido como "Kota 50"), onde a arquitetura assume um papel fundamental. No dia 7 de Outubro realiza-se uma oficina conduzida por Luis Damião, na qual um grupo de participantes poderá aprender técnicas de transferência de fotografia para outros suportes. A 7 de Outubro realiza-se uma oficina com Luís Damião, inscrições por email para info@oinstituto.pt.

Organização: INSTITUTO; Artista: Luís Damião;
Apoio: InResidence / Ágora - Cultura e Desporto, E.M.

www.oinstituto.pt




ANUÁRIA’21 - Novas práticas
Exposição

23 set. - 29 out. Seg.-Sex. 17:00-20:00.
Galeria de Exposições da FAUP. Entrada livre
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Exposição dos exercícios curriculares dos cursos da FAUP. A edição de 2021 propõe uma reflexão sobre o processo de adaptação dos cursos da Faculdade aos novos desafios contemporâneos. Regista a diversidade de experiências de ensino-aprendizagem que a escola integra, desde aquelas vividas no espaço físico da escola até às condições particulares de utilização de meios de comunicação digital à distância que a circunstância pandémica impôs. Questiona o modo como o analógico e, sobretudo o digital, se reflectiram directamente nos processos académicos e que, perante novos desafios e exigências da sociedade, permitem situar-nos em novos tempos.

Organização: FAUP | www.arq.up.pt
Comissariado: Mário Mesquita


Grande Composição (esbap 1951/57) | MárioBonito.1OOanos
Exposição

23 set. - 26 nov. Seg.-Sex. 17:00-20:00
Átrio da Biblioteca. Entrada livre.
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Os 1OO anos do nascimento de Mário Bonito (1921.1976) serão celebrados com um conjunto de ações que propõem discutir e projetar no presente o seu pensamento e sua obra multifacetada. Sob organização de 'Matérias.Conferências Brancas' o programa MárioBonito.1OOanos, terá início em setembro e prolonga-se até ao final de dezembro de 2021. O programa abre com uma Mostra, no átrio da biblioteca da FAUP, sobre o período de docência de Mário Bonito na ESBAP, com Carlos Ramos, na cadeira do Curso Superior "Projecto de Grande Composição", intitulada "Grande Composição (esbap 1951/57)". A Mostra apresenta trabalhos do concurso ao "Projecto de Grande Composição", entre 1951 e 1957, do Centro de Documentação da FAUP, e em contraponto, publicações e periódicos do arquivo da própria biblioteca que remetem para as ações da ESBAP (1950/57), período singular na vida da escola, em diálogo aberto com outras publicações chave da época.

Curadoria da mostra: Helder Casal Ribeiro | Ricardo Leitão
Organização da mostra: Matérias.Conferências Brancas em parceria com a FAUP
Organização MárioBonito.1OOanos: José Miguel Rodrigues | Helder Casal Ribeiro | Pedro Borges de Araújo
Design gráfico MárioBonito.1OOanos: Marta Ramos
Parcerias MárioBonito.1OOanos: FAUP | DRCN/Casa das Artes | DOCOMOMO internacional | CEAU-FAUP | Teatro Experimental do Porto | Cineclube do Porto | Cinemateca | CM Porto | Apoio MárioBonito.1OOanos: Museu da Cidade. Porto | Arquivo Alfredo Pimenta Guimarães | Arquivo Histórico Municipal do Porto | Centro de documentação FAUP
Sponsor: Jofebar | Panoramah!
www.arq.up.pt


3.º Encontro Cidades, Arquitetura e Arquivos no Contexto Ibérico
Encontro presencial e digital

1 – 2 Outubro
Casa da Arquitectura

Entrada gratuita mediante inscrição prévia. Transmissão direta na página de Facebook da Casa da Arquitectura
Esta iniciativa, que nas edições anteriores se realizou na Universidade de Évora (2019) e no Centro de Informação Urbana de Lisboa – CIUL (2020), com a coordenação científica de Paulo Batista (CIDEHUS.UÉ) e Ricardo Agarez (Dinâmia’CET – IUL / CIDEHUS.UÉ), contará com a presença de arquitetos, investigadores de arquitetura e arquivistas dos meios académicos e municipais/distritais.
Organização: Casa da Arquitectura e CIDEHUS.UE – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.
http://casadaarquitectura.pt/inscricoes-3-encontro-cidades-arquitetura-arquivos-no-contexto-iberico-1-2-outubro/


Objetos
Exposição


1 Outubro 2021 – 22 Fev 2022
Pátio da FAUP. Acesso livre
CEAU - FAUP
Trabalhos experimentais, em alumínio e pedra, desenvolvidos pelos alunos do MIARQ na Unidade Curricular “Concepção e Experimentação Estrutural".
Coordenação: Edgar Brito
Objecto 1 - Growth
Alunos: Carolina Guerra, Maximilian Loeschke, Francisca Maria, Shayan Rytzell, Johanna Schultze e Silvia Zimarino

Objecto 2 - Incomplete Movement
Alunos: Frederico Catarino, Miriam Barnett, Tiago Chaves, Rui Gonçalo Dias, Ricardo Faria Fernando Patrão e Nuno Xavier

Objecto 3 - Floating Frames
Alunos: Abdé Batchati, Anne Rößger, Francisco Sá, Goncalo Ferreira, Gustavo Fernandes e Theresa Zoellner
Apoio: Artworks, Formas de Pedra


Grão
Exposição Online

1 Outubro – indefinido
www.projetoimpact.org
Impact surge em 2020 em Cabo Verde, pela mão das arquitetas portuguesas Inês Alves e Lara Plácido. Trata-se de um sistema construtivo com a aplicação de plásticos para a redução dos resíduos sólidos urbanos e do impacto ambiental da construção. Para a Porto Design Biennale é sintetizada na página web - projetoimpact.org - a estadia de 3 meses na Ribeira da Barca, no interior da ilha de Santiago, onde se propôs trabalhar com as mulheres da apanha de inertes, atividade que foi, ao longo das últimas gerações, a base da subsistência do lugar. Numa prática de codesign desenvolvemos uma lajeta de pavimento com base na reinterpretação do padrão do panu di téra e em que 1lajeta = 1garrafa PET 1,5L. “grão” trata-se de uma exposição online para venda de fotografias em que as protagonistas principais são essas mulheres no seu quotidiano de labuta da areia. O valor reverte inteiramente para a formalização do impact na Ribeira da Barca, através da criação de uma unidade produção de lajetas.

Autoria: Inês Alves e Lara Plácido
Parceiros: ICIEG Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género; Associação Tcheka e os Amigos da Ribeira da Barca; Centro Nacional de Artesanato e Design; Salão Created in Cabo Verde; URDI2020; Centro de Estudos Ibéricos; Prémio IIT2020 Investigação, Inovação e Território ; Porto Design Biennale, esad_idea, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Matosinhos.
www.projetoimpact.org


Espaços de privação de liberdade
Conferência de Jorge Mealha

02 OUT 15:00
Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva)
Jorge Mealha, arquiteto diplomado e doutorado pela FAAUL, autor do estudo de conceção para os novos estabelecimentos prisionais para o Ministério da Justiça, vem à Fundação Marques da Silva falar sobre "Espaços de Privação de Liberdade". Uma conferência que representa uma oportunidade de reflexão sobre o presente e o futuro das prisões, que se pretendem mais humanizadas e promotoras de reintegração, em resposta a um contexto de profundas transformações das sociedades contemporâneas.
A iniciativa sinaliza também a participação da Fundação Marques da Silva nas Jornadas Europeias do Património, que têm como tema "Património Inclusivo e Diversificado".

Entrada livre, sujeita à lotação da sala.
Organização: Fundação Marques da Silva
+ info: (https://fims.up.pt/index.php?cat=5#JEP_2021)



Da Produção ao Arquivo
Debate presencial e digital


2 de outubro, 18H30
Casa da Arquitectura
Entrada gratuita sujeita à lotação do espaço (80 lugares). Levantamento de bilhetes no próprio dia entre as 10h00 e as 18h00. Transmissão em direto nas páginas de Facebook (PT) e YouTube (EN) da Casa da Arquitectura
O debate “Da Produção ao Arquivo”, coloca sob uma lente crítica motivações, processos e possibilidades de ampliar e valorizar a presença dos arquitetos portugueses na Bienal de Veneza de Arquitetura nos últimos 46 anos, bem como preservar a memória coletiva associada a este vasto património. A partir de visões complementares, nacionais e internacionais, será também a oportunidade de confrontar múltiplas experiências e contribuir para o debate da estratégia de seleção e investimento destas ações internacionais, enquadradas entre a diplomacia e a promoção cultural. Sessão integrada no Programa Paralelo da Exposição “Radar Veneza”, com curadoria de Joaquim Moreno e Alexandra Areia.
Co-organização e Produção: Casa da Arquitectura
Coorganização: DGArtes
http://casadaarquitectura.pt/debate-da-producao-ao-arquivo-jean-louis-cohen-nuno-vanessa-grossman/


17ª Edição Prémio Távora
Anúncio do Vencedor e Conferência

4 Outubro, 19h, Sede da OASRN
Entrada livre mediante inscrição para norte.cultura@ordemdosarquitectos.org
Anúncio do vencedor da 17ª edição do Prémio Távora, Apresentação do trabalho realizado pelos vencedores da 16ª edição, e Conferência proferida por Isabel Pires de Lima sobre o tema “Viagem”.
Organização: OASRN
Parcerias: Câmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitectura e Fundação Marques da Silva
Patrocínio: Ageas Seguros
www.oasrn-oasrn.org


Desafios da construção e renovação sustentável
Webinar

6 de Outubro, 18h30

O webinar propõe analisar os desafios da construção e renovação no contexto português para os próximos anos, incluindo as diretivas e leis europeias relevantes na construção e no design. Pretende explicar o impacto das alterações climáticas na arquitetura e a necessidade de adaptação e resiliência. Os tópicos principais da conferência serão: avaliação do ciclo de vida e pegada de carbono, cálculo dos níveis ótimos de rentabilidade na renovação, simulações digitais do consumo de energia. Pretende-se instruir, com exemplos, sobre a diferença entre renovação arquitetónica e tecnológica, as oportunidades dos métodos passivos de renovação, e materiais vernaculares. O webinar será apresentado por Mateo Barbero, engenheiro de energia em edifícios e especialista em eficiência energética, e Adrian Krezlik, arquiteto, especialista nas simulações digitais e avaliação do ciclo da vida.

A sessão será transmitida em direto no canal de youtube da Dostatec: https://www.youtube.com/channel/UCRUQ86hnaMsfzV5CagsLQ2g
Participação gratuita. A comunicação será proferida em inglês.

Organização: Dostatec
Oradores: Mateo Barbero, Adrian Krezlik

impact.dostatec.com


Sessão Oficial de Abertura do Ano Letivo 2021.2022
Conferência e entrega de prémios

13 out. 18h00
Auditório Fernando Távora. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Transmissão online em direto no youTube FAUPlive
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
A Sessão Oficial de Abertura do Ano Letivo 2021.2022 da FAUP será assinalada com a conferência ‘Cidade Célere’ do arquitecto e fotógrafo Duarte Belo. A antecipar a conferência, decorrerá a entrega do Prémio Pedro Branco ao melhor estudante a terminar o 3.º ano no ano letivo 2020.2021, e do Prémio Ricardo Spratley ao melhor estudante a terminar o Mestrado Integrado no ano letivo 2019.2020 com média igual ou superior a 16 valores; e serão atribuídas menções de reconhecimento aos estudantes que se doutoraram no ano letivo 2019.2020.
Organização: FAUP
www.arq.up.pt


The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project
Lançamento e apresentação da publicação
14 OUT 18h30
Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva)
Sessão de lançamento e apresentação do projeto editorial The Idea of Álvaro Siza: Carlos Ramos Pavilion and the Bouça Council Housing Project, uma publicação que tem como base o início da coleção da scopionewspaper, focalizada no trabalho desenvolvido pelos fotógrafos Mark Durden e João Leal, envolvendo uma seleção de edifícios arquitetónicos concebidos por Álvaro Siza para a série intitulada "A Ideia de Álvaro Siza". O evento conta com a presença dos fotógrafos e autores Mark Durden e João Leal, bem como do arquiteto, programador cultural e curador Nuno Grande. A moderação, em torno do universo da fotografia e da arquitectura será assegurada por Pedro Leão Neto, diretor da publicação scopionewspaper, que igualmente apresentará o projeto Fotografia Documental e Artística: Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura Portuguesa e The Idea de Álvaro Siza. Luís Urbano, Vice-Presidente da Fundação Marques da Silva, abrirá a sessão que tem como objetivo explorar a singularidade e o significado das relações que podem ser estabelecidas entre os fotógrafos, os seus processos artísticos e a arquitectura e ideias-chave do arquitecto, nomeadamente sobre o Pavilhão Carlos Ramos, o complexo habitacional do Bairro da Bouça. A conversa decorrerá em inglês.
Entrada livre, sujeita à lotação da sala.

Participantes: Mark Durden, João Leal, Nuno Grande
Moderação: Pedro Leão Neto
Organização: AAI/CEAU/FAUP e Scopio Editions, com a colaboração da Fundação Marques da Silva
https://fims.up.pt/index.php?cat=5#The_Idea_of_Alvaro_Siza



Visita pelo Bairro da Bajouca
Visita participada


17 de outubro, 10h30
Alameda João de Deus, Gemunde, Maia

Mais que uma visita a uma obra de arquitetura, esta atividade é um convite à participação de todos na reflexão sobre o ambiente que vivemos. Desafiamos os moradores e a comunidade em geral para um percurso participado pelo Bairro da Bajouca de modo a partilharem as suas perceções sobre as qualidades e os desafios dos espaços. Esta é também uma oportunidade para quem lida com as questões da arquitetura e do urbanismo, no serviço público, na prática profissional ou na academia para experimentar outras formas de atuar mais inclusivas. Contamos ainda com os arquitetos Gonçalo Canto Moniz e Vitório Leite, para darem a conhecer as metodologias do projeto europeu URBiNAT, que atua em Campanhã desde 2018, envolvendo os cidadãos na co-criação de um espaço público mais saudável. O lugar para esta iniciativa é um edifício PER de 2001, desenhado pelo arquiteto João Álvaro Rocha. A associação APJAR pretende divulgar a sua obra e trabalhar com a comunidade nas questões da arquitetura e do território.

Entrada gratuita (max. 20 participantes), com inscrição prévia obrigatória para apjar@joaoalvarorocha.pt com indicação de nome, área de atividade e n.º de telefone.
Necessário o uso de máscara e a manutenção do distanciamento social.

Organização: APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha; Gonçalo Canto Moniz, Vitório Leite / URBiNAT / Studio Waba
Apoio: Espaço Municipal (a confirmar)
www.joaoalvarorocha.pt


ARQUITECTOS SEM FRONTEIRAS
Conversa

23 Outubro, 16h
Sede da OASRN
Entrada livre mediante inscrição para norte.cultura@ordemdosarquitectos.org

A Arquitectos Sem Fronteiras Portugal (ASFP) define-se como uma associação independente, sem fins lucrativos e de apoio voluntário, que visa colaborar com comunidades desfavorecidas por condições naturais ou económicas, cooperando com as mesmas na supressão da precariedade e no desenvolvimento das suas atividades, no âmbito específico da arquitetura e urbanismo. Criada em 2000, a ASFP procuram reunir arquitetos e outros profissionais, que queiram dar assistência voluntária nos campos do planeamento e do projeto arquitetónico da edificação, do urbanismo, do ordenamento do território e do meio ambiente.
Parcerias: Arquitectos Sem Fronteiras Portugal (ASFP)
http://asfp.pt/
www.oasrn-oasrn.org



Guarda Rios
Exposição

23 Outubro – 20 Novembro 2021. Segunda a sexta, 10-18h por marcação.
INSTITUTO (Rua dos Clérigos 44, Porto)
Linhas que definem e ligam territórios, os rios espelham as relações complexas resultantes das práticas artesanais, industriais, agro-florestais, que acontecem nas suas margens. O coletivo Guarda Rios acha então vital ir ao seu encontro, realizando residências e exposições em diferentes territórios ribeirinhos. Guarda-Rios é um projeto de investigação e criação artística que se propõe a reflectir sobre diferentes dimensões – estética, cultural, social, ambiental – das relações dos seres humanos com o seu ambiente natural e construído (antropizado). Práticas de observação-escuta-investigação revelam e cruzam as dimensões múltiplas das realidades locais, através de trabalhos artísticos - fotografia, vídeo, instalação, performance – e de acções in loco - caminhadas e oficinas. O Porto é mais uma paragem neste roteiro.
Artista: Guarda-Rios (Álvaro Fonseca, Francisco Pinheiro, Laura Marques, Nuno Barroso e Paulo Morais);
Apoio: Direção Geral das Artes / Ministério da Cultura

www.west-coast.pt/guarda-rios
www.oinstituto.pt



Medidas Especiais de Contratação Pública
Mesa Redonda

26 Outubro, 14h30-18h30. Sede da OASRN.
Entrada livre mediante inscrição para norte.cultura@ordemdosarquitectos.org

Mesa Redonda que visa promover uma breve apresentação da Lei n.°30/2021 de 21 de maio, que “Aprova medidas especiais de contratação pública e altera o Código dos Contratos Públicos, aprovado em anexo ao Decreto -Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, o Código de Processo nos Tribunais Administrativos, aprovado em anexo à Lei n.º 15/2002, de 22 de fevereiro, e o Decreto -Lei n.º 200/2008, de 9 de outubro”

Organização: Pelouro da encomenda do CDRN
Parceiros: IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos do Mobiliário e da Construção.
www.oasrn-oasrn.org


WHAT, WHEN, WHY NOT – PORTUGUESE ARCHITECTURE
Exposição
29 out 2021 – 24 abr 2022
Casa da Arquitectura

“What? When? Why not? Portuguese Architecture” é o nome da exposição que estará patente na Galeria da Casa da Arquitectura entre 29 de outubro e 24 de abril 2022. Com a curadoria e projeto expositivo de Jorge Figueira e Bruno Gil, decorre do projeto de investigação financiado pela FCT, “(EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture”, sediado no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. O objetivo do projeto, de que a exposição é reflexo público, é identificar, problematizar e disseminar o conceito de “arquitetura portuguesa” no contexto nacional e internacional, confrontando a sua história, ideias e métodos, com um mundo em transformação. O programa paralelo, que decorrerá entre janeiro e abril de 2022, a anunciar, permitirá aprofundar os temas da exposição.
Custo de entrada: 4 euros
Coorganização e Coprodução: Casa da Arquitectura; CES / UC; Projeto de Investigação (EU)ROPA, financiado pela FCT, FEDER
www.casadaarquitectura.pt

Mercado Negro
Feira de livros

30 Outubro, 9 - 13h
Entrada livre
Sede da OASRN
O “Mercado Negro” é uma iniciativa da OASRN que pretende fomentar a venda, troca e partilha de livros entre os membros da Ordem. Trata-se essencialmente de uma Feira de Livros, de carácter informal e aberta à comunidade. Os membro da OASRN interessados em vender ou partilhar livros durante este evento poderão entrar em contacto através do e-mail: norte.biblioteca@ordemdosarquitectos.org
Organização: Livraria da OASRN
www.oasrn-oasrn.org


Revolta dos livros #1
Conversa

30 Outubro, 11h30, Sede da OASRN
Entrada livre mediante inscrição prévia para norte.cultura@ordemdosarquitectos.org

Os encontros intitulados “A Revolta dos Livros”, promovidos pela OASRN, têm a intenção de promover uma conversa em torno de livros relevantes no campo da arquitetura através de encontros entre autores dos livros e o público. Nesta primeira edição, olhamos o Inquérito à Arquitetura Popular em Portugal, obra incontornável promovida pelo Sindicato Nacional dos Arquitectos, numa conversa com alguns dos autores.

Organização: Biblioteca da OASRN
www.oasrn-oasrn.org



Bartolomeu Costa Cabral: Um Arquivo em Construção
Inauguração da exposição

30 OUT 15:00
Palacete Lopes Martins (Fundação Marques da Silva)
A exposição Bartolomeu Costa Cabral: Um arquivo em construção vai decorrer no primeiro piso do Palacete Lopes Martins. Com curadoria de Paulo Providência, Pedro Baía e Mariana Couto, tem como propósito registar uma leitura da produção do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral através do cruzamento do acervo recentemente depositado na Fundação Marques da Silva, com os arquivos dos arquitectos Maurício Vasconcelos, Alçada Baptista e Nuno Teotónio Pereira. Nela se procurará traduzir a pluralidade do percurso profissional deste arquiteto, que se estende ao longo de várias décadas, no âmbito de programas habitacionais, escolares e de equipamentos. Inaugura a 30 de outubro, pelas 15h00.
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Organização: Fundação Marques da Silva

Apoios: Ordem dos Arquitectos; SIPA/DGPC; Irene Buarque; Teresa Pavão e Rui Sanches; Rui Mendes.



WHAT, WHEN, WHY NOT – PORTUGUESE ARCHITECTURE
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

30 outubro 2021
Casa da Arquitectura
Inscrição Prévia, entrada gratuita. Presencial e digital – Transmissão em direito nas redes sociais da Casa da Arquitectura na língua original dos oradores.
Conferência Internacional onde os coordenadores do projeto, Jorge Figueira e Bruno Gil, e os investigadores nucleares, Ana Vaz Milheiro, Carlos Machado e Moura, Carolina Coelho, Eliana Sousa Santos, Gonçalo Canto Moniz, José António Bandeirinha, Luís Miguel Correia, Nuno Grande, Patrícia Santos Pedrosa, Rui Lobo, irão apresentar a investigação em curso. Hans Ibelings é o keynote speaker, com uma reflexão sobre culturas periféricas e centrais no contexto da arquitetura europeia.
Coorganização e Coprodução: Casa da Arquitectura; CES / UC; Projeto de Investigação (EU)ROPA, financiado pela FCT, FEDER.
www.casadaarquitectura.pt


















Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
TERÇAS TÉCNICAS ONLINE
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA