secção regional centro
Escola Secundária José Falcão, Coimbra
OASRC reage ao anúncio da requalificação da escola José Falcão
10.01.2022
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos (OASRC) comunicou à Câmara Municipal de Coimbra (CMC), no dia 6 de janeiro, a sua «discordância» da «vontade da autarquia» no que toca à condução do projeto de requalificação da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra. Em causa está a escolha do DARQ (Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra) como entidade responsável pelo projeto.

A OASRC lamenta ter chegado ao conhecimento da adjudicação do projeto «através da imprensa», «sem qualquer auscultação prévia da Ordem dos Arquitectos e sua estrutura representativa regional, a Secção Regional do Centro», por parte da autarquia conimbricense.

Na carta dirigida ao presidente da CMC, o presidente do Conselho Diretivo Regional Centro da OA, Carlos Reis Figueiredo, exprime a sua admiração pelo trabalho desenvolvido pelo DARQ, mas sublinha que a decisão da CMC «lesa a prática corrente dos arquitetos, sobretudo porque retira, de forma objetiva, os diversos profissionais de arquitetura de um confronto concursal fundamental para o reforço das suas competências».
Carlos Reis Figueiredo defende ainda que esta é «uma prática de concorrência desleal» para com o grupo profissional, uma vez que se trata de «um projeto de arquitetura que invade a prática dos arquitetos instalados no território».

O presidente da OASRC dá ainda destaque à competência do Pelouro da Encomenda da Secção Regional do Centro no «apoio às estruturas públicas e privadas», quer no lançamento de procedimentos concursais de projeto, quer no apoio a cadernos de encargos e às competências técnicas dos projetos a realizar.

Localizado na avenida D. Afonso Henriques, na zona de Celas, em Coimbra, o edifício da Escola Secundária José Falcão data de 1936 e está classificado como Monumento de Interesse Público desde 2010. Ao longo dos anos, o edifício, que mantém a sua atividade escolar original, tem vindo a ser alvo de sucessivas intervenções e obras de recuperação.

O presidente da CMC anunciou a adjudicação do projeto de arquitetura de requalificação da Escola Secundária José Falcão ao DARQ no passado dia 28 de dezembro, em Assembleia Municipal, momento em que alegou que, «tratando-se de “um ícone” da arquitetura em Coimbra, a sua requalificação deveria ser tratada pelo DARQ», como pode ser lido no sítio web da CMC.



Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA