secção regional centro
--
Cerimónia Novos Membros: as boas-vindas a uma profissão «cada vez mais exigente»
10.01.2022
O edifício-sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos, conhecido também como Casa do Dr. Peixinho, acolheu na noite de 17 de dezembro a primeira Cerimónia de Receção dos Novos Membros da Secção Regional do Centro (OASRC). Com este momento de integração e convívio, a secção assinalou ainda o primeiro ano efetivo de atividade (tendo sido criada, oficialmente, em julho de 2020). A cerimónia destinou-se a acolher os profissionais que se juntaram à OA em 2020 e 2021 e que se encontram, agora, agregados por esta secção regional.

O presidente da OA, Gonçalo Byrne, marcou presença no evento e, num discurso aos novos membros, falou sobre o estado atual da profissão, alertando sobretudo para as «dificuldades» que os jovens arquitetos irão encontrar no mercado de trabalho. Contudo, Byrne também se congratula com «o reconhecimento da qualidade do ensino da arquitetura em Portugal», que tem garantido integração em ateliês internacionais a muitos profissionais, dando como exemplo o caso da Suíça.

«Infelizmente, admitimos que a oferta de trabalho com qualidade na área da arquitetura, em Portugal, é escassa para a quantidade de arquitetos formados anualmente», afirmou.

A cerimónia contou com nove dos 50 novos membros da OASRC e com o presidente da secção, Carlos Reis Figueiredo, que apelou à aproximação dos arquitetos e arquitetas à Ordem e às atividades da secção, «para que esta profissão cada vez mais exigente se fortaleça».

Carlos Reis Figueiredo sublinhou ainda a «extrema importância» da ética e das práticas concorrenciais adequadas no exercício da arquitetura, e agradeceu a presença de Gonçalo Byrne, «uma figura inestimável da profissão», na cerimónia.

No evento estiveram também Conceição Melo (presidente da OASRN), Alexandra Cardador de Queirós (professora coordenadora e vice-reitora da Universidade de Aveiro), João Paulo Cardielos (professor auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e coordenador do curso de Mestrado Integrado em Arquitectura) e João Paulo Delgado (diretor do curso de Arquitetura do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior), presenças que levaram Carlos Reis Figueiredo a destacar o bom relacionamento da OASRC com as universidades e outras instituições regionais.

O presidente da OASRC agradeceu, por fim, aos funcionários e colegas da direção da Secção Regional do Centro, destacando o trabalho das arquitetas Carolina Freitas e Inês Campos na realização da cerimónia e na dinamização da sede da OASRC.


Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA