secção regional centro
 © Duarte Belo-
Pré-venda: OASRC publica o catálogo Arquitectura em Contexto Rural
10.01.2022
A Secção Regional do Centro (OASRC) lança em fevereiro, em data a anunciar, o catálogo Arquitectura em Contexto Rural.
Até lá, a publicação já pode ser adquirida em pré-venda no sítio web da livraria da OASRN.


O catálogo reúne uma seleção de 31 trabalhos, apresentados previamente em formato A3 na exposição com o mesmo nome, projetados entre 2001 e 2018 «por arquitetos e arquitetas que, de forma individual ou associada, no setor privado ou público, trabalham em diversas áreas, desde a edificação ao património arquitetónico, da reabilitação urbana ao urbanismo e ao planeamento territorial», explica o arquiteto Pedro Silva, coordenador da edição, atual secretário do Conselho Diretivo Regional Centro e membro do já extinto Núcleo de Arquitectos da Região de Viseu (NARV), no texto introdutório «Entre o Potencial do Passado e as Novas Formas de Habitar o Interior».

Para Pedro Silva, «o momento histórico captado neste catálogo — os primeiros 20 anos do segundo milénio, sensivelmente — reforça a sua importância como documento para memória futura: o que vemos nestas mais de 200 páginas, podemos dizer, é a cristalização um país e de um estado da arte. Embora documente uma zona rural e um edificado específicos, podemos considerar que resume parte da herança do século XX e regista a passagem para o século XXI da paisagem arquitetónica rural portuguesa».

A exposição Arquitectura em Contexto Rural foi promovida pelo NARV e percorreu várias aldeias, vilas e cidades do distrito de Viseu, entre 2018 e 2020, momento em que foi interrompida pelo início da pandemia de covid-19. No catálogo poderão agora ser encontradas as fotografias de exteriores expostas e textos descritivos de diversas experiências arquitetónicas (obras, projetos e estudos) da paisagem rural edificada do distrito de Viseu.

O catálogo Arquitectura em Contexto Rural é uma edição da Secção Regional do Centro da Ordem dos Arquitectos e conta com o apoio da Fundação Lapa do Lobo e dos municípios de Viseu, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela, e com o apoio à divulgação do Turismo do Centro de Portugal.



Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA