Fotografia: José Manuel Rodrigues
exposição 'A Estranheza de uma coisa natural'
28.09.2007
A Ordem dos Arquitectos inaugurou a exposição de fotografia “A estranheza de uma coisa natural”, de José Manuel Rodrigues, sobre os trabalhos de Siza Vieira, no Dia Mundial da Arquitectura, 1 de Outubro, na Casa da Cerca, em Almada. A inauguração da exposição contou com a presença de José Manuel Rodrigues e foi lançado o livro “Álvaro Siza - UIA Gold Medal 2005”.
A exposição apresenta uma selecção de 10 fotografias das obras de Siza Vieira, entre elas, as Piscinas de Leça, a Biblioteca de Viana de Castelo e o Depósito de Água, em Aveiro. De Julho a Setembro, a exposição esteve patente no Centro Português de Fotografia, no Porto, onde foi visitada por mais de 5.300 pessoas.

A exposição conta com a parceria institucional da Câmara Municipal de Matosinhos/Centro de Documentação Álvaro Siza, com a colaboração Câmara Municipal de Almada/Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea e o patrocínio da Legrand.

Patente até 25 de Novembro
Casa da Cerca, Rua da Cerca 2, Almada
terça a sábado, entre as 10 e as 18h; aos sábados e domingos, das 13 às 18h. Encerra às segundas e feriados. A entrada é gratuita.

A publicação “Álvaro Siza, Candidatura ao Prémio UIA Gold Medal 2005”é o novo livro editado pela Ordem dos Arquitectos, que transcreve uma conversa de Eduardo Souto Moura com Álvaro Siza sobre o tipo de linguagem das suas obras e ainda um conjunto de 14 projectos do arquitecto, fotografados por José Manuel Rodrigues.

A conversa entre Souto Moura e Siza, que aconteceu na cidade do Porto, a 30 de Janeiro deste ano, relata pormenores acerca das suas obras e a reacção das pessoas ao seu trabalho.

A selecção de imagens destaca, entre as obras de Siza Vieira, as Piscinas de Leça, a Biblioteca de Viana de Castelo, o Reservatório de Água, em Aveiro, a Igreja e Centro Paroquial de Santa Maria, em Marco de Canavezes, e a Fundação de Serralves, no Porto. O autor das fotografias, José Manuel Rodrigues, é o fotógrafo português mais premiado e mais conhecido a nível internacional.

A obra é o 5.º volume da colecção Prémios UIA 2005.

conhecer publicações da Ordem dos Arquitectos






Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
TERÇAS TÉCNICAS ONLINE
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA