PNA . política nacional da arquitectura
-
15 de julho. Terceira sessão do Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030
06.07.2021
A sessão 3 do Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030 irá decorrer no dia 15 de julho, sob o tema "Somos bons cuidadores do nosso património cultural e natural?", com entrada livre, sem necessidade de inscrição prévia.

"Nesta sessão pretende-se refletir sobre o valor cultural das paisagens e da arquitetura e sobre os modos como a salvaguarda e a valorização do património arquitetónico, urbano, arqueológico e paisagístico podem contribuir para a qualificação dos territórios, e o que é necessário para isso acontecer.

Sendo de todos, complexo e interrelacionado com muitos outros setores, o património natural e cultural exige a participação ativa também de todos, instituições públicas e privadas, administrações centrais e locais, associações cívicas, para que seja melhor conhecido, melhor protegido e se torne cada vez mais útil.

No limite, todo o território é património e todo o território é paisagem, esteja ele mais ou menos qualificado. Multiplicam-se identidades e referências culturais, a globalização tende a uniformizar, a banalizar e a descaraterizar."

Para a terceira sessão, moderada por Manuel Lacerda (Grupo de Trabalho da UE - Qualidade da Arquitetura e Ambiente Construído e membro da Comissão Executiva do CPA), estão convidados Laura Costa (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), Nuno Valentim (Faculdade de Arquitetura da Universidade do POrto/CEAU) e Maria Calado (Centro Nacional de Cultura).

A sessão irá decorrer via Zoom entre as 16h00 e as 17h30. Para participar copie o link http://videoconf-colibri.zoom.us/j/9611385602 e cole-o no seu browser no dia e hora da sessão.




Com o objetivo de promover o debate em torno da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), através de uma auscultação a diferentes actores e intervenientes no processo, o Fórum Arquitetura e Paisagem [+ Qualidade] 2030, reúne em cinco sessões temáticas e virtuais entre Maio e Outubro 2021.

As sessões são organizadas pela Comissão de Acompanhamento da PNAP — que acompanha e monitoriza a execução das medidas e acções da PNAP e integra a Direção-Geral do Território, a Direção-Geral do Património Cultural, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas e a Ordem dos Arquitectos —, e contarão com a participação de três convidados e de um moderador, seguindo-se um espaço de debate.


Calendário das sessões

Sessão 1 | 27 de maio, 16h00-17h30
Que paisagens queremos para as próximas décadas?

Sessão 2 | 24 junho, 16h00-17h30
Como se constroem Paisagens sustentáveis?

Sessão 3 | 15 julho, 16h00-17h30
Somos bons cuidadores do nosso património cultural e natural?


Sessão 4 | 23 setembro, 16h00-17h30
Que Paisagens urbanas para responder aos novos desafios?

Sessão 5 | 21 outubro, 16h00-17h30
Como articular o conhecimento e a ação na implementação da política da Arquitetura e Paisagem?

atualizado a 7 de julho


Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
TERÇAS TÉCNICAS ONLINE
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA