agenda
-
Sena da Silva. Uma antologia fotográfica
29.05.2013
Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional - Avenida da Índia - Edifício da Cordoaria Nacional
Até 4 de agosto
Terça a sexta das 10h00 às 18h00
Sábado e domingo das 14h00 às 18h00
Entrada Livre

Homem de múltiplos talentos, da arquitectura, ao design e à pintura, Sena da Silva foi também um dos autores mais relevantes do panorama da fotografia portuguesa da segunda metade do século XX.
Esta será até à data a maior exposição a ser dedicada à sua obra fotográfica. É o resultado de um prolongado e exaustivo trabalho de investigação sobre o seu espólio, nomeadamente dos cerca de 20.000 negativos e diapositivos que Sena da Silva realizou desde finais da década de 40 até praticamente ao final da sua vida, em 2001. Constituída por um total de aproximadamente 200 fotografias, a exposição inclui um número muito significativo de imagens inéditas, que permitem confirmar a diversidade e extensividade da sua produção fotográfica.
Sendo reconhecido como um dos principais protagonistas da geração de fotógrafos de vocação social e humanista que despontou nos anos 50, porém, nas décadas seguintes a sua fotografia foi progredindo para um imaginário fortemente eclético, revelador da sua relação simultaneamente íntima, lúdica e experimental com a fotografia, que se comprova pela coexistência de vários géneros (reportagem, paisagem e retrato) e interesses temáticos (os lugares e a arquitectura, a cidade e a vida quotidiana, os objectos, a viagem, etc.) que motivaram a atenção do seu temperamento empreendedor e criativo.
Sena da Silva foi também um dos mais notáveis fotógrafos de Lisboa. Como tal, uma parcela significativa da exposição centrar-se-á na sua relação com a Cidade de Lisboa – os lugares, as pessoas, os bairros, os gestos e as situações quotidianas, o rio, a luz, etc.. Este é um conjunto extraordinário que permite vislumbrar a história de uma cidade, as suas diferentes temporalidades, como cenário de acontecimentos sociais e políticos, mas também como um percurso afectivo, estético e cultural que activa o imaginário colectivo da cidade.
A acompanhar a exposição será publicado um livro monográfico que reúne as imagens da exposição, como também vários textos de Sena da Silva.



Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Terças Técnicas


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OTIIMA
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA