agenda
-
Conferência por Marcelo Ferraz: 'O Passado no Presente'
05.11.2015
12 de Novembro (Quinta-feira), 18:30, Auditório Fernando Távora - FAUP

A FAUP vai receber a conferência 'O Passado no Presente' apresentada por Marcelo Ferraz, arquitecto e fundador (com Francisco Fanucci) do atelier Brasil Arquitetura. A sessão vai decorrer no próximo dia 12 de Novembro (Quinta-feira), às 18:30, no Auditório Fernando Távora.

O Passado no Presente
Nesta conferência, dedicada ao tema do Património sob o ponto de vista do Brasil, Marcelo Ferraz fará uma análise à 'invenção do património' através do projecto, ou seja, a importância do projecto de arquitectura como transformador da realidade das cidades, de um modo geral e, especificamente, a sua importância na reabilitação do património histórico. Neste caso, como re-inventor do património ao agregar novos elementos, usos, e valores que acabam por "reacender", ou "ressignificar" estes patrimónios, muitas vezes abandonados ou esquecidos, introduzindo-os novamente na vida contemporânea.
No contexto desta conferência, Marcelo Ferraz vai apresentar alguns dos trabalhos desenvolvidos com Lina Bo Bardi, assim como alguns dos principais projectos do atelier Brasil Arquitetura, como o Instituto Socioambiental, na Amazónia, o Museu da Imigração Japonesa, o Museu do Pão, o Museu do Pampa e a Praça das Artes.

Marcelo Ferraz
Formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU-USP) em 1978. Foi colaborador de Lina Bo Bardi, de 1977 a 1992, tendo participado em todos os seus projectos nesse período, com destaque para o Centro de Lazer SESC Pompéia, em São Paulo. Foi também colaborador de Oscar Niemeyer, em 2002, na construção do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba. Entre 1992 e 2001, dirigiu o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, numa altura que ficou marcada pela ampla divulgação internacional da obra de Lina Bo Bardi. No Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, realizou também inúmeros projectos editoriais e exposições de arquitectura.
Dirigiu o Programa Monumenta, criado pelo Ministério da Cultura para a recuperação das cidades Históricas Brasileiras, entre 2003 e 2004.
Foi Professor Convidado na Washington University in Saint Louis, USA, em 2006, e, actualmente, é Professor da Escola da Cidade, em São Paulo.
Com Francisco Fanucci, fundou em 1979 o atelier Brasil Arquitetura. Das várias obras realizadas, destacam-se: o Bairro Amarelo, em Berlim, Alemanha, o Museu da Imigração Japonesa , em Registro, São Paulo, o Museu Rodin Bahia, em Salvador, a Villa Isabella, na Finlândia, e o Museu do Pão, em Ilópolis, RS.
Em 2012 recebeu os prémios especiais do Instituto de Arquitetos do Brasil Nacional para o Teatro do Engenho de Piracicaba, e o Prémio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) para a Praça das Artes de São Paulo, como melhor obra arquitectónica do ano. Em 2014, este mesmo projecto recebeu em Londres o "Icon Awards", na categoria Edifício do Ano 2013.
Actualmente está a desenvolver os projectos arquitectónicos e de museografia para o Museu do Pampa, em Jaguarão, RS, o Museu do Trabalho e do Trabalhador, em São Bernardo do Campo, o Museu Cais do Sertão, no Recife, e o Museu das Missões, em São Miguel Arcanjo, RS.
É também sócio fundador da Marcenaria Barauna, onde projecta e produz móveis de madeira desde 1986. Publicou, em 1992, o livro "Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira" e, em 2011, o livro "Arquitetura Conversável", que reúne uma selecção de artigos e entrevistas.

+ info
www.brasilarquitetura.com


Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA