agenda
-
OASRN lança Prémio Fernando Távora em sessão streaming no facebook
06.05.2021
Bolsa para viagem de investigação para arquitectos atinge a 17.ª edição a 7 de Maio.
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) apresenta o Prémio Fernando Távora em sessão de presenças limitadas que será transmitida em directo por streaming na sua página no facebook, pelas 19 horas da próxima sexta-feira, 7 de Maio.

A 17.ª edição desta iniciativa da OASRN, que volta a contar com as parcerias da Câmara Municipal de Matosinhos, Casa da Arquitectura e Fundação Marques da Silva, bem como o patrocínio da Ageas Seguros, consiste na atribuição de uma bolsa de viagem inspirada no exemplo de Fernando Távora.

A crise pandémica condicionou, de modos diferentes, a realização dos dois últimos prémios de viagem atribuídos. Por isso, a apresentação desta sexta-feira conta com uma presença virtual dos anteriores premiados, que farão um enquadramento sucinto dos projectos galardoados e das influências sofridas pelo impedimento ou condicionamento de viajar.

Na sessão vão ser revelados os membros do júri, que é renovado anualmente e inclui, para além do representante do Conselho Directivo Regional da OA e dos representantes indicados pelos parceiros, Casa da Arquitectura e FIMS, uma figura de relevo cultural externa ao campo disciplinar da arquitectura e um elemento designado em conjunto com a família do arquitecto Fernando Távora.

Destinado a todos os arquitectos com inscrição activa na OA, o Prémio Fernando Távora foi instituído em homenagem ao arquitecto (1923-2005), que viajou incessantemente desde estudante e durante toda a sua vida para estudar in loco a arquitectura de todas as épocas em todos os continentes, utilizando-a desde 1958 até 2000 como conteúdo e método da sua actividade pedagógica e projectual. A sua figura influenciou gerações sucessivas de profissionais, pela sua actividade enquanto arquitecto e pedagogo. As suas aulas e a sua prática projectual consolidaram, em Portugal e no estrangeiro, a ideia de que o conhecimento da História e da Cultura são indispensáveis para a produção da arquitectura contemporânea.




Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Terças Técnicas


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OTIIMA
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA