notícias da OA
Manuel José Grade Ribeiro (1941-2021)
10.09.2021
“Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.”
Leonardo da Vinci


O Eng. Manuel José Grade Ribeiro, eleva-nos à admiração daquele que foi transversalmente, em muitas gerações de arquitetos, a figura do Engenheiro. Um grande Engenheiro de Hidráulica, um exemplo de entrega profissional de múltiplas soluções enriquecedoras dos nossos projetos.
Em profundo respeito pela forma gerada, as soluções da sua arte resolviam quase por magia, aquilo que nenhum de nós, alguma vez havíamos imaginado. Detalhista, mas sempre pensador do todo, que nos tornava muito mais seguros das nossas próprias opções.
Nós, que com ele trabalhámos, confiávamos e sabíamos que dele, melhor seria impossível, assumindo sempre a sua postura modesta, de saber de experiência feito e de enorme
racionalidade.
Defensor da equipa de projeto com um objetivo: a qualidade da obra.
De trato amigo, assertivo e rigoroso na mesa de trabalho, mas sempre sorridente e muito divertido fora dela.
Orgulhoso de todos os seus trabalhos, mostrava-os e explicava-os, desde o sonho, ao engenho, no sofrimento do nascimento da solução, ao desenho cuidado, ao rigor do projeto, até à verdade da Obra.
Um Homem de caráter, inspirador e pedagogo, que realmente nos ensinava de tudo.
Incansável, projetista de tantos projetos e de tantas obras que não importa enumerar.
Um ativista transformador mas também observador das pequenas coisas que sempre nos quis mostrar.



Obrigado Eng. Grade
Carlos Fazenda, arquiteto




O engenheiro civil Manuel José Grade Ribeiro faleceu na passada quarta-feira, 8 de setembro, numa queda acidental na barra da Ria de Alvor, em Portimão.

Grade Ribeiro formou-se no Instituto Superior Técnico, IST (em 1966) e foi uma referência da engenharia hidráulica portuguesa.

Participou em inúmeros projetos nacionais, como são os casos do CCB, Fundação Champalimaud, Centro de Coordenação e Controlo Marítimo do Porto de Lisboa, Pavilhão de Engenharia Naval do IST, Escolas – Secundária Rainha D. Amélia, D. João de Castro, Rainha Santa Isabel (Évora), Jacôme Ratton e Sá da Bandeira (Santarém), Digo de Gouveia (Beja), Emídio Navarro (Almada), Domingos Sequeira (Leiria) – Conjunto Urbano da Marina de Lagos, Convento das Mónicas ou Instituto Bacteriológico Câmara Pestana.

A sua especialidade (redes de águas e esgotos) conduziu-o ao trabalho conjunto com muitos arquitetos, que sempre destacaram o profissionalismo, o conhecimento e o entendimento do projeto como atividade pluridisciplinar, que faziam sobressair o “engenho” que os colegas de profissão destacam como caraterística marcante.

À família, aos amigos e aos profissionais que trabalharam e privaram com Manuel José Grade Ribeiro, a Ordem dos Arquitetos envia sentidas condolências.


Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
TERÇAS TÉCNICAS ONLINE
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA