notícias da OA
-
Habitar Portugal 12 – 17 / Espaço Público: uma casa para todos / Exposição
24.09.2021
A Exposição da Seleção Habitar Portugal 12-17 estará patente no CCB, na estrada principal, de 8 de outubro a 1 de novembro. A inauguração terá lugar a 8 de outubro, pelas 18h.
Conheça aqui a Seleção Habitar Portugal 12-17.

No dia da inauguração terá lugar uma conversa intitulada Espaço Público: Porquê? que conta com a participação de Andreia Garcia, Rita Palla Aragão e Tiago Castela e dos comissários Susana Lobo e Ricardo Agarez. A conversa terá lugar na Garagem Sul.



Sob o lema “Espaço Público: uma casa para todos”, a 6.ª edição da Habitar Portugal é dedicada, pela primeira vez, exclusivamente ao desenho do “vazio”. Mais especificamente, do “vazio” coletivo. Espaço “de todos” e “para todos”. Vazio que também é Arquitetura. É esse o caráter distintivo da exposição Habitar Portugal 12-17.

Organizadas em quatro categorias – Símbolo, Recurso, Produto e Prática –, propõe-se a seriação das obras segundo a abordagem fenomenológica que as sustenta, de acordo com as suas dimensões de “representação”, “bem comum”, “comunicação” e “desenho”. Esta categorização, embora não sendo estanque nem linear, será reveladora das políticas e interesses que têm orientado a produção de espaço público nos últimos anos, possibilitando uma espécie de diagnóstico da cultura arquitetónica portuguesa.


Susana Lobo

Comissária-Geral HP 12-17

(excerto do texto HP 12-17 Espaço Público: uma casa para todos, da Comissária Geral, Susana Lobo, publicado na íntegra aqui.)




Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
TERÇAS TÉCNICAS ONLINE
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA