notícias da OA
--
CAE . Conferência sobre Alterações climáticas e Património e Assembleia para eleição da Presidente e dos órgãos executivos (2022-2023)
02.11.2021
Nos dias 28 e 29 de Outubro realizaram-se em Bruxelas, respetivamente, a Conferência Climate Change & Built Heritage e a Assembleia Geral do CAE/ ACE – Conselho de Arquitetos da Europa.

A Ordem dos Arquitectos (OA) fez-se representar pelo Presidente, Gonçalo Byrne, e pelo Secretário do Conselho Diretivo Nacional, Carla Lima Vieira.

A conferência
procurou discutir as soluções que uma arquitetura de alta qualidade pode oferecer para mitigar as alterações climáticas e ajudar a nossa sociedade a adaptar-se aos seus efeitos.

Nas quatro sessões, seguidas de mesas redondas, foram discutidos os temas Designing and planning for the long term: from large scale to small scale, The EU Climate Action, Excellent Architectural Projects, Discussion with representatives from the New European Bauhaus Collective (NEBC).

A conferência contou ainda com as apresentações de Anna Heringer, vencedora dos Prémios Nova Bauhaus Europeia, na categoria Solutions for the co-evolution of built environment and nature e Martin Rauch, vencedor na categoria Techniques, materials and processes for construction and design.

O CAE/ ACE apresentou as conclusões finais da conferência, traduzidas do documento A sustainable, fair and beautiful built environment to adress the climate and biodiversity crisis, que sublinha a importância de adotar uma abordagem holística que favoreça a qualidade em detrimento de ganhos económicos a curto prazo: de favorecer a renovação e o reuso dos edifícios existentes, abordando a demolição como uma exceção; de aplicar os princípios da economia circular na construção; lidar com os impactos ambientais do ambiente construído; desenhar um ambiente construído resiliente e capaz de enfrentar os efeitos das alterações climáticas.

A Assembleia Geral, realizada num formato híbrido – presencial e telemático – entre outros, procedeu à eleição da nova Presidente do CAE/ACE 2022/2023, Ruth Schagemann (Alemanha), que afirmou que as alterações climáticas são o motor para a Baukultur do futuro, uma oportunidade para uma mudança radical, mudança essa que deve perseguir a garantia de um ambiente construído de qualidade para todos os cidadãos.

A Assembleia procedeu ainda à eleição dos membros do Conselho Executivo: Fulgencio Aviles (Espanha), Carl Backstrand (Suécia), Borys Czarakcziew (Polónia), Diego Zoppi (Itália) e Daniel Fugenschuh (Áustria); e à ratificação dos cinco membros rotativos do Conselho: Christos Christodoulou (Chipre), Paul Jeppesen (Dinamarca), Dubravko Bacic (Croácia), Selma Harrington (Irlanda) e Ruta Leitenaite (Lituânia).

Imagens
Em cima, Ruth Schagemann. Presidente do Conselho dos Arquitectos da Europa 2022-2023.
Em baixo, 28 de outubro. Antecipando a COP26, em Glasgow, o CAE / ACE organizou uma conferência que discutiu as soluções que a arquitetura de qualidade pode oferecer para mitigar as alterações climáticas




Documentos

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


CAU

COB

CPA


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA

Change Matters


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA