notícias da OA
-
Um ensaio de modelo de colaboração, na dimensão cultural da arquitetura
29.11.2021
Um regime de inclusão de obras de arte para fruição pública em infraestruturas e equipamentos públicos é uma oportunidade para ensaiar e colocar em prática modelos de colaboração, na perspetiva do interesse público da arquitetura e da sua dimensão cultural. O Decreto-Lei n.º 96/2021, de 12 de novembro, que estabelece um regime de integração, em obras públicas, de obras de arte, entra em vigor no próximo dia 1 de janeiro de 2022.

Em julho último, por solicitação do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, a OA foi chamada a pronunciar-se sobre este diploma, de que relevou o manifesto interesse e verifica-se que a maioria das propostas então formuladas mereceu acolhimento.

Como a Arquitetura, outras atividades inscritas no território e culturais desenham a identidade histórica e a cultura coletiva, com particular reflexo na educação, na inclusão social e na participação dos cidadãos.

Os desafios que se colocam hoje e que se projetam para o futuro exigem dos diversos intervenientes criatividade; os modelos estáticos devem dar lugar a modelos colaborativos, capazes de serem vertidos na legislação produzida. As políticas de Arquitetura devem estar centradas na dimensão cultural da Arquitetura, da Paisagem e da Sustentabilidade.

As cidades que desenhamos, a paisagem e o território que transformamos, os edifícios que construímos: a arquitetura de qualidade deve estar no centro da discussão para que as políticas relacionadas com a construção, com a eficiência energética, com as alterações climáticas, com a coesão territorial, possam contribuir para um ambiente construído de alta qualidade e que a paisagem pós-Covid possa emergir mais humana e gerar uma economia e uma sociedade mais sustentáveis.

A Arquitetura é ambiente, é território, é paisagem, é cidade, é estratégia, é planeamento, é sociedade, é política e é economia. E é cultura.

Conheça o contributo da OA, abaixo.



Documentos

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA