história
Sede SNBA
História
Origem da história associativa
A Ordem dos Arquitectos é a fiel depositária da longa história associativa dos arquitectos em Portugal.
A primeira referência a uma agremiação portuguesa envolvendo arquitectos remonta a 1602, com a criação da Irmandade de São Lucas, associação religiosa de arquitectos e outras profissões artísticas.

Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses
Em 1863 é formalizada a primeira associação de arquitectos, a Associação dos Arquitectos Civis Portugueses, por iniciativa do arquitecto da casa real, Joaquim Possidónio da Silva, logo designada por Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses.

Sociedade dos Arquitectos Portugueses
Com o início do século XX, a crescente consciencialização profissional origina, em 1902, a Sociedade dos Arquitectos Portugueses, que acompanharia o fim da monarquia e, sobretudo, a primeira república. É nesta altura que é criada a primeira delegação no norte, com sede no Porto. Adães Bermudes ou Miguel Ventura Terra são nomes que, entre outros, marcam este período associativo.

Sindicato Nacional dos Arquitectos
Com o Estado Novo, o Sindicato Nacional dos Arquitectos substitui, em 1933, a anterior sociedade. Durante este período realizar-se-á o 1º Congresso Nacional de Arquitectura em 1948, cujas teses questionam a tutela do Estado Novo e originam outra forma de pensar a profissão de arquitecto e a própria arquitectura. Porfírio Pardal Monteiro e Francisco Keil do Amaral marcam profundamente este período associativo, respectivamente antes e depois do Congresso de 48.

Associação dos Arquitectos Portugueses
Após o 25 de Abril de 1974, o sindicato transforma-se na Associação dos Arquitectos Portugueses em 1978, aprofundando a matriz ética, cívica e crítica do Congresso de 48 que, de algum modo, antecipou a afirmação da democracia em Portugal.
Dez anos depois, em 1988, a AAP transforma-se em associação pública, de acordo com a deliberação do 4º Congresso de 1986 realizado na cidade do Porto, assumindo a representação exclusiva dos arquitectos em Portugal.

Ordem dos Arquitectos
Em 1998, os membros da AAP homologam o novo projecto associativo que dá origem à criação Ordem dos Arquitectos, com a publicação do respectivo Estatuto em anexo ao Decreto-Lei nº176/98, de 3 de Julho, passando a OA não só a representar todos os arquitectos como, também, a regular o respectivo exercício profissional. A este novo papel associativo não será estranho a crescente afirmação e implantação dos arquitectos na sociedade portuguesa, assim como a nova realidade portuguesa decorrente da integração europeia.

Conheça a história da OA
Mais informações sobre a história da Ordem dos Arquitectos poderão ser obtidas no livro Arquitectos Portugueses: 90 anos de vida associativa 1863-1959, da autoria de Ana Isabel de Melo Ribeiro e editado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, bem como nos acervos das Bibliotecas da Ordem dos Arquitectos.
Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Terças Técnicas


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
Terças Técnicas
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA