-
Construir a Europa
11.10.2021
Nos passados dias 6 a 8 de Outubro realizou-se a Conferência Building Europe - Towards a Culture of High-Quality Architecture and Built Environment for Everyone, um evento que juntou dois países – Áustria e Eslovénia –, diversos profissionais – arquitetos e outros - e responsáveis da administração pública de 20 países, com o objetivo de proporcionar perspetivas para o período pós-pandémico, mostrando como a crise pode tornar-se uma oportunidade no âmbito da Arquitetura e da Baukultur.

Esta conferência sucede a conferência europeia de políticas de arquitetura, realizada em Lisboa nos passados dias 8 e 9 de Junho, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, sob o tema From Bauhaus to the new house. Post-covid landscapes.


A Ordem dos Arquitectos (OA) fez-se representar por Carla Lima Vieira e Rui Serrano, respetivamente secretário e vogal do Conselho Diretivo Nacional.

A primeira parte da conferência, que teve lugar em Graz, debruçou-se sobre os resultados do Grupo de Trabalho OMC High-quality Architecture and Built Environment for everyone, coincidindo com a disponibilização do relatório Towards a shared culture of architecture – Investing in a high quality living environment for everyone, que estabelece recomendações para as políticas europeias.

Architecture, Baukultur and the Future of Europe, Quality Concepts e Future Policies foram os temas abordados no primeiro dia do evento.

A segunda parte da conferência, realizada em Maribor ao longo de dois dias, no âmbito da presidência eslovena do Conselho da União Europeia, que se segue a Portugal no segundo semestre de 2021, concentrou-se no conceito de Rehab(il)itation – From suburbs to the Countryside.

Urban Problems in Rural Areas abriu o primeiro dia de trabalho em Maribor, tendo o programa terminado com uma reunião paralela de Diretores para Políticas de Arquitetura, na qual a OA teve a oportunidade de participar, contribuindo com a perspetiva portuguesa da Política Nacional de Arquitetura e Paisagem (PNAP), por Rui Serrano, e a política de encomenda pública de serviços de arquitetura em Portugal, por Carla Lima Vieira.

Os trabalhos retomaram em Maribor, no terceiro dia da conferência, abordando os temas Local Resources and Sustainable Entrepreneurship, Linking Policies and Resources e The Future of Countryside in Europe.

Špela Spanžel, do Ministério da Cultura Esloveno, apresentou as conclusões finais da conferência e fez aprovar a mensagem a levar a nível europeu, terminando com as palavras better life for the citizens of Europe and beyond.


Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Newsletter Arquitectos

Habitar Portugal

Terças Técnicas

Jornal Arquitectos

CEPA


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
TERÇAS TÉCNICAS ONLINE
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA