-
Medalha de Ouro e Prémios UIA
05.05.2021
A União Internacional de Arquitetos (UIA) atribuiu a Medalha de Ouro e cinco outros Prémios durante o Congresso Mundial da UIA no Rio de Janeiro, Brasil.

A Medalha de Ouro UIA foi entregue ao arquitecto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, cuja obra intemporal tem marcado o campo da arquitectura. O júri considerou Mendes da Rocha um iconoclasta arrojado, cujo trabalho elevou a arquitectura a novos patamares. O júri salientou também a sua integridade pessoal e social, reflectidos na sua capacidade em transcender limites enquanto se mantém enraizado nas suas origens.


Prémio Sir Robert Matthew para a melhoria da qualidade dos assentamentos humanos
FRANCIS KÉRÉ


O júri atribuiu o Prémio por unanimidade ao arquitecto Francis Kéré, do Burkina Fasso, pela sua visão ao mesmo tempo utópica e pragmática. O seu uso inovador de técnicas de construção locais e sensibilidade para a cultura e comunidade são marcantes enquanto compromisso com uma arquitetura sustentável.


Prémio Jean Tschumi para a crítica e o texto de arquitectura
DOĞAN KUBAN


Este Prémio foi atribuído ao historiador de arquitectura turco e especialista em conservação, Doğan Kuban, um “gigante silencioso” no campo da arquitectura enquanto disciplina, na preservação e na restauração. O seu trabalho teve como base a herança arquitectónica de Istambul, Cazaquistão e Turcomenistão. Ao longo de sua vida, Kuban produziu mais de 70 obras trazendo a grandeza e complexidade da arquitetura turca, islâmica e da Anatólia para o mundo, criando uma base de estudo inestimável para futuros arquitectos.


Prémio Auguste Perret para a utilização da tecnologia numa obra de arquitectura
ANUPAMA KUNDOO & RUDY RICCIOTTI


Pela primeira vez, o júri atribuiu o Prémio a dois arquitectos: à arquitecta indiana Anupama Kundoo, pelo seu uso inovador de técnicas de construção locais e ao arquitecto francês Rudy Ricciotti pelo seu extraordinário domínio do concreto e da flexibilidade da forma, que faz lembrar o próprio Auguste Perret.


Prémio Sir Patrick Abercrombie para o urbanismo e o ordenamento do território
JOAN BUSQUETS I GRAU


O Júri escolheu atribuir este Prémio ao urbanista, arquitecto e professor espanhol Joan Busquets i Grau pelo significativo impacto social do seu trabalho à escala global, referindo particularmente o seu projecto de regeneração urbana no centro histórico de Barcelona, sua terra natal, no final da década de 1980, que continua a exercer uma forte influência no planeamento urbano, inspirando as futuras gerações de arquitectos.


Prémio Vassilis Sgoutas para soluções arquitectónicas que melhorem as condições de vida das populações mais desfavorecidas

TRÊS VENCEDORES:

DAVID KAUNITZ & KA WAI YEUNG


David Kaunitz e Ka Wai Yeung, um casal australiano, pelo seu profundo compromisso com um design inovador e com a construção sustentável.

NADIA TROMP

Arquitecta sul-africana, Nadia Tromp, pelo seu profundo compromisso social que tem como base um design pragmático e simples, que promove a dignidade humana e o envolvimento da comunidade.

JIANSONG LU

O arquitecto chinês Jiansong Lu, cuja abordagem pragmática e elegante da tecnologia arquitectónica moderna melhorou a qualidade de vida dos membros da tribo chinesa Huayao, uma minoria étnica que vive nas montanhas Xuefeng, na província de Hunan, China.

O júri atribuiu ainda duas menções honrosas
à arquitecta indiana Brinda Somaya que centra o seu trabalho arquitectónico no lema “O arquitecto tem o papel de guardião”
à equipa polaca Biuro Projektów Lewicki Łatak, que cria espaços adaptados a pessoas com deficiência física facilitando a sua vida de uma forma inclusiva e prática.


O júri para a Medalha de Ouro UIA 2021 e outros Prémios reuniu-se virtualmente a 21 de Abril de 2021. O júri contou com o presidente da UIA, Thomas Vonier, o Presidente da Africa Union of Architects (AUA), Victor Leonel, Eva Jiricna da AI Design, Kai-Uwe Bergmann da BIG e Nadia Somekh, Presidente do Conselho de Arquitectura e Urbanismo do Brasil (CAU / BR).

Toda a informação e galeria aqui.

Portal dos Arquitectos

Secção Regional Norte

Secção Regional Centro

Secção Regional Lisboa e Vale do Tejo

Secção Regional Alentejo

Secção Regional Algarve

Secção Regional Madeira

Secção Regional Açores


Terças Técnicas


Siga-nos no facebook
Siga-nos no Instagram
Siga-nos no YouTube

Contactos
Terças Técnicas
OA
OASRN OASRS HABITAR PORTUGAL IAP20 OAPIX 1(-)1 CONGRESSO DOS ARQUITECTOS PORTAL DOS ARQUITECTOS
CAE CIALP DoCoMoMo FEPA UIA